quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Complete seu conhecimento sobre Visagismo! (Parte 1)

Visagismo

Segmento tem sido aprimorando no brasil desde 2006 por Robson Trindade pode ser encontrado no Facebook e da aulas na universidade Anhembi Murumbi.




Porem, desde o século VII a.C os Gregos da antiguidade já desenvolviam essa linguagem, foram eles os primeiros a buscar meios de representar a realidade visual, eles queriam mais que as imagens de ritos egípcios.
Podemos falar que essa linguagem encontrado por eles que revigora até hoje tem como princípios da harmonia e da estética foram criados não aleatoriamente e sim cientificamente pois foi na matemática e na ciência que eles conseguiram chegar a esses aspectos.
Os principais artistas a usar conhecimento de ótica e perceptiva foram os Italianos do Quanttrocento em seguida artistas Florecentinos como Leonardo da Vinc,i Mechelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio.
No visagismo é utilizado essa linguagem para transformação de uma imagem pré-existente o rosto, por meio de maquiagem, corte de cabelo ou colorações. O visagista precisa ter um noção básica de fundamentos da linguagem visual.
As seguintes

  1. Saber como a luz funciona e como manipular os efeitos de luz e sombra para criar volume.
  2. Saber como funciona a cor.
  3. Saber como funciona a perspectiva tonal se saber como trabalhar esse conceito nos planos do rosto e da cabeça.
  4. Saber como o olho é direcionado com uma imagem pelas linhas e formas e como funciona os conceitos de estrutura e ritmo.
  5. Saber como perceber as proporções do rosto.
  6. Saber como empregar eixos na observação do rosto.
  7. Saber os fundamentos da composição áurea.
  8. Conhecer os fundamentos de textura.

Como podemos ver na tabela 1 que o celebro pode ser dividido em duas partes e é no lado direito que se encontra a inteligencia interpessoal capacidade intuitiva, audição e percepção visual, já na esquerda é responsável pela logica e linguistica.
Imagino que a leitura hoje estaja um pouco cansativa pois este assunto alem de muito importante sei que proporciona muitas duvidas e por meio de uma grande pesquisa e com a ajuda do Visagista Rodrigo.Banqueri 
 estou tentando resumir o assunto, agora falaremos de proporção áurea que é o principio matemático de todas as coisas, ela é uma proporção muito importante na estética pois é uma proporção considerada perfeita Áurea quer dizer dourada que significa perfeita.
Na realidade existem quatro linhas áreas, quatro pontos áreo desenhando um quadro grande no lado direito e outro menos no lado inferior do quadro 
observe a sua volta quantas coisas não tem o formato parecido com o quadro de linhas áurea, tenho certeza que encontrou muitos objetos como folha de papel janelas portas e outras coisas, da mesma forma que o rosto humano tem proporções de linhas áureas como pode ver na foto em seguida.
Perceba que o rosto humano tem três áreas quase do mesmo tamanhos, a área da testa, a área entre a testa e a base do nariz e a área da base do nariz ao queixo, como pode comparar na imagem ao lado.Se houver  muita enfase na parte inferior ou se o queixo for muito grande teremos um rosto pesado ao contrario percebemos um rosto leve, então é muito importante manter o equilíbrio entre o rosto e o cabelo, o conhecimento dos pontos áreas ajudam a conseguir harmonia e equilíbrio na composição do cabelo
É importante identificar essas figuras na forma humana observe rosto, cabeça,pescoço e os ombros tanto as bidimensionais quanto as tridimensionais.

  • Esfera ovoide (Cabeça)
  • Oval (Rosto)
  • Cilindro (Pescoço)
  • Esfera e circulo (Olho)
  • Retângulo (Testa)
  • Pirâmide (Nariz)
  • Triangulo (Parte central do rosto)
  • Triangulo (Boca)
  • Triangulo (Ombros)
Um visagista precisa ser muito criativo para usar as formas geométricas para modificar um rosto apenas com um corte de cabelo ele tem a obrigação de saber tudo isso que foi publicado hoje e mais um pouco pois a minha pesquisa ainda não terminou pretendo continuar falando sobre visagismo na próxima publicação, pois o assunto é muito extenso para apenas uma publicação.
Olha eu tinha um certo preconceito com visagismo mais depois desta pesquisa estou apaixonada e encantada com os profissionais que trabalham com isso, a encontrei em um blog algumas fotos do material de apoio de um visagista tirei algumas duvidas com um visagista e a maior parte da publicação veio de um livro que eu encontrei no google livros vale apena dar um molhadinha lá por que eu aqui resumi bem para não ficar cansativo mais tá ai o link para quem tiver mais duvidas lá você encontrará o conteúdo completo, e segundo o Rodrigo.Banqueri esses cursinhos que tem por ai de visagismo é bom para os experientes e para iniciantes é mesmo o curso superior na universidade Anhembi Murumbi. Espero ter ajudado, como o assunto é muito extenso farei novas publicações a respeito, até a próxima.para finalizar por hoje

Os materiais de apoio são:

 Medidor Rei

Cores e formas

Formas de rosto

Tudo!!

Marlize Jeane

12 comentários:

  1. Olá sou a Lays, por favor onde encontro esse material de visagismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontrou o aterial para comprar Lays? Tbem estou procurando

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olha o curso aqui:

      https://www.hotmart.com/product/metodo-visagismo-graduacao/S30846604Q?utm_expid=.BPALDTvWTVShEFTlNlRR8w.0&utm_referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com%2F

      Excluir
  2. Olá, onde encontro esse material para comprar?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Para adquirir o material da maleta Visagista, tem que se formar em Visagismo. Robson Trindade tem um curso de Visagismo On-line. O Visagismo Graduação. Acho que abre vaga agora no final de Junho.

      Excluir
  4. Como faço para encontrar este material

    ResponderExcluir
  5. Para adquirir o material da maleta Visagista, tem que se formar em Visagismo. Robson Trindade tem um curso de Visagismo On-line. O Visagismo Graduação. Acho que abre vaga agora no final de Junho.

    ResponderExcluir