sábado, 30 de novembro de 2013

Tricologia

Entenda esse seguimento que vem crescendo a cada dia no Brasil

tricologia (do grego τριχόςthricos, "cabelo";and -λογία-logia) desde 1902 na Inglaterra, até eu mesmo fiquei chocada com essa informação já que só tive noticias desse seguimento medico que trata dos cabelos e pelos, na área de estética esse seguimento medico vem crescendo no brasil e no mundo.
Tricologia congrega profissionais ligados a esta ciência (químicos, biólogos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos) os interessados em tricologia são o trabalhadores da área da estética.
A importância dos cabelos vem de épocas antigas e até religiosas, cortar, colorir e tratar são atitudes que moldam e demonstram a personalidade e atitude de cada um, os cabelos são muito importante para todos e para alguns uma marca registrada, mas eles devem ser tratados corretamente e as vezes um cabeleireiro não é capaz de diagnosticar e resolver problemas como a calvice, então entra o tricologista Dr em cabelos e pelos.

Os cabelos passam por três fazes na vida alem de ter cerca de 100 a 150 mil fios de cabelo as fazes anagena crescimento dos cabelos, Catagena repouso e finalmente telogena queda ou troca de cabelos, é normal na vida de um humano que perca cerca de 50 a 100 fios de cabelos por dia sendo maior nos dias de lavagem, no Brasil cerca de 40% dos homens e 5% das mulheres sofrem de algum tipo de calvice e ai entra novamente o profissional dos cabelos o Tricologista que pode ser indicado por sua cabeleireira e assim terá um diagnostico mais avançado. Para que pretende entrar nesse seguimento é importante que antes de procurar uma faculdade que aqui no brasil a unica que tem esse curso é Anhenbi Murumbi apesar de existir muitos cursos em institutos e escolas de cabeleireiro o mais essas não são  confináveis como um intituto educacional de nome e respeito como  Anhembi Murumbi. Para quem está interessada em se aperfeiçoar com um curso de tricologia posso passar um livro que li e achei bem interessante Dr cabelo.
Para um inicio de entendimento apesar de ser bem resumido é um ótimo livro para pesquisa.A tricologia vai alem do que aprendemos nas escolas de cabeleireiros, estuda afundo o couro cabeludo e ao bolbo capilar, assim resolvendo problemas e diagnosticando com aparelhos hoje em dia avançados, uma otima oportunidade de colocar no curriculo um curso como este.

Minha pesquisa foi feita através do wikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário