quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Os 5 mitos que confundem cabeleireiros e clientes!

Depois de uma vasta pesquisa e somando minha experiencia em salão de médio e grande porte separei os 5 mitos que assombram salões de todas as classe e no mundo, sabemos que como nossa profissão não é regulamentada existem uma centena de pessoas que se intitulam cabeleireiros e hair style, colocando muitas vezes minhocas na cabeças das clientes e que na maioria das vezes fazem besteiras e muitas vezes as clientes vão a procura de profissionais mais respeitado e que estejam mais atualizados em todos os sentidos assim tais pessoas que se julgam profissionais acabem dificultando o trabalho dos verdadeiros e apaixonados pela profissão, com mitos muitas vezes parecem irreversíveis e colocando os profissionais responsáveis encurralados em um canto e com muita conversa e se o profissional tiver embasamento cuidará da cliente com carinho e paciência.


Mito numero 1:

As estufas mais antigas e simples esterilizam por completo os alicates e instrumentos de manicure.

Na verdade:

Em geral, as estufas simples não esterilizam totalmente os instrumentos das manicures, pois alguns micro organismos, e bactérias necessitam de um calor excessivo acima de 160 graus e no minimo 2 horas de exposição a esta temperatura coisa que na maioria das vezes é quase impossível que as manicures consigam tal temperatura em estufas simples e tenha o cuidado de deixar seus instrumentos tempo suficientes para esterilizar por completo. E mesmo que seja usado resíduos que dizem esterilizar  sem a exposição de 2 horas em temperatura acima de 160 graus não é seguro.



Solução:

Primordial que os salões de pequeno médio e grande porte disponha de uma maquina Autoclave que tem uma programação na qual é impossível retirar os materiais antes de serem totalmente esterilizados. assim não tenha vergonha de perguntar se o salão dispõe de uma autoclave e se as lixas e palitos são descartáveis já que também podem transmitir micoses e doenças transitiveis. #FICAADICA


Mito numero 2:

Coloração pode clarear outra coloração

Na verdade:

Uma das regras base da colorimetria que muitos profissionais hoje em dia não dão devida importância a colorimetria e acabam banalizando a base do conhecimento já que não se pode mexer na cor dos cabelos das clientes sem ter uma noção mesmo que pequena em colorimetria pois a principio parece difícil e chato mas na verdade é uma matemática que com o tempo se torna divertida, e a regra numero um da colorimetria é que Coloração não clareia coloração, por tanto caso tenha uma cliente com os cabelos coloridos no tom 1 ou 2 preto ou castanho escuro não tente clarear com coloração que provavelmente ele ficara com a raiz clara e onde tem coloração nada acontece dando o aspecto de erro assim ficando de duas cores.


Solução:

Opte, por uma forma de reflexos ou luzes com o método de sua preferencia  a que você domine melhor seja no papel ou na toca deixando claro a sua cliente que terá que fazer talvez 2 ou 3 seção de reflexos ou luzes a não ser que o cabelo esteja muito saudável nesse caso pode ate tentar uma decapagem mais o mais indicado são seções de luzes ou reflexos com algumas hidratações para manter a saúde dos cabelos, um bom profissional zela pela saúde dos fios.


Mito numero 3:

Escovas "PROGRESSIVAS" com formol hidratam o cabelo

Na verdade:

Tais escovas com formol seja lá qual o nome que inventaram não hidrata o cabelo apenas cria uma camada de queratina encapando a fibra capilar e não nutre profundamente o cabelo com vitaminas e minerais necessários para um hidratação mais completa, infelizmente existem alguns que se denominam profissionais vendendo estas escovas como hidratação mais isso não acontece. ( Não sou contra o uso de formol desde que seja o aceito pela A.V.I.S.A e que seja usado com coerência para não danificar o fios)




Solução:

O ideal é que o profissional saiba diagnosticar os cabelos e tenha em seu salão uma linha de reconstrução e hidratação para oferecer a cliente explicando qual o precedimento adequado a ela, e sugerir que ela faça regularmente no minimo uma vez ao mês uma reconstrução ou hidratação para manter os fios saudáveis e com vida, brilho e leveza oferecer também uma linha de apoio de preferencia dos mesmo fabricantes que costuma usar no salão para que a cliente faça a manutenção em casa desta forma a cliente fica mais feliz e com o cabelo muito mais bonito.


Mito numero 4:

Ao esconder as numerações e produto das clientes elas ficam ligadas ao profissional

Na verdade:

O profissional que tem essa ideia antiquada, não restringe a cliente de frequentar outro salão apenas a deixa em situação de alerta já que não sabe qual produto foi usado nela, na realidade profissionais que tem esse habito costumam usar produtos de má qualidade e não são seguros dos procedimentos realizados em suas clientes já que pressupõe que ao esconder os produtos as clientes ficaram fiéis elas serão muito mais fiéis ao saber que sua profissional é segura do que faz e não esconde os produtos provando que costuma usar produtos de qualidade e visa o bom senso em tratar e com ética acaba conseguindo mais fidelidade que as que escondem os produtos.



Solução:

A ética no atendimento pede coerência e respeito para com a cliente assim sendo honesta em que produto tá usando deixando desta forma a cliente livre para que talvez mude de profissional caso sinta vontade sem medo de estragar o cabelo uma vez que sabe o que tem nele, o segredo é preparar o produto em frente ao cliente afinal é um direito dela saber qual química foi usada em seus cabelos e se você for seguro e fazer os procedimento com produtos de boa qualidade e com muito amor é muito difícil que essa cliente vá em busca de outro profissional.


Mito numero 5:

A estrela de Oswd não é mais valida

Na verdade:

A estrela de Oswald é absoluta pois foi a partir dela que a colorimetria foi elaborada, infelizmente existe no mercado distribuidores de colorimetria que tem fabricado colorações que fogem da colorimetria e tem confundido os profissionais menos desavisados e na maior parte das vezes são produtos de má qualidade e sem prudencia já que a soma das numerações não podem desviar da estrela.

Solução:

Fazer um curso de aperfeiçoamento em colorimetria é indispensável a todos os profissionais e seguir a risca as leis de colorimetria e procurar distribuidores que sejam conceituados de boa qualidade.


Alguma outra duvida pou mito podem questionar que eu tento desvendas ;)

Marlize Jeane

Nenhum comentário:

Postar um comentário