terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saiba absolutamente tudo sobre tesouras, entenda para que cada uma serve.

Tesouras, vamos entender cada fio e como usa-las.
Antes de qualquer definição dos vários tipos de tesouras que temos vamos entender um pouquinho mais sobre sua historia, A palavra TESOURA vem do latim tonsorius, a, um, "tosquiar", "podar", "raspar".
Os primeiros registos históricos de um objecto semelhante a uma tesoura surgem no Antigo Egito por volta de 1500 a.C., porém, o formato moderno de lâminas assimétricas foi inventado apenas durante o Iimperio Romano, cerca do ano 100. Os romanos davam usos diversos à tesoura e tanto recorriam a ela para cortar o cabelo como a utilizavam para tosquiar animais, podar arvores e golpear tecidos.
Porém foi a partir de 1751, com a manufatura de tesouras de aço da autoria de Robert Hinchliffe, é que este acessório se tornou realmente popular.A partir de 1967, novos métodos de fabricação da tesoura foram feito pela empresa Fiskars Corporation, da Finlândia, depois disso vieram varias outras marcas de tesouras que falarei e deixarei link no final deste editorial.

Agora começando a entender como funciona cada tesoura utilizada pelos cabeleireiros das mais diversas formas uma das mais usada e mais importante, pois é utilizada na maioria dos cortes feitos por um profissional é a FIO LASER ela tem serrinhas em um dos lados o diferencial para segurar a mecha com mais precisão, indispensável para qualquer cabeleireiro, ela é usada para definir os cortes retos, deve ser usada com a ponta fazendo picotes sem medo de ficas desalinhados pois será com os dedos a definição de comprimento como você pode ver na imagem do cabeleireiro cortando o cabelo de uma modelo, assim finalizando os cortes sem deixar marcas de tesouradas, também pode ser utilizada para cortes masculinos, porem neste caso deve ser usada totalmente pois a finalização dos cortes masculinos são mais retos, não podemos esquecer dos cortes geométricos, franjas retas, cortes como Chanel e comprimentos quadrados também são feitos por essa tesoura sem esquecer dos e cortes em camadas marcadas.na imagem abaixo podemos ver um corte feito totalmente com a tesoura fio laser.Agora vamos falar da tesoura FIO NAVALHA, utilizada para desfiar os cabelos ou seja deixa-los menos volumosos pode ser usada para fazer o desfiado do famoso corte V
também desfiar cortes em camadas não marcadas fazer franjas na diagonal e pode ser usada também para finalizar cortes desfiando todo o cabelo na vertical, assim chegando a um resultado de cabelos mais finos e sem volume. Essa tesoura não é a principal como a fio laser mais é muito importante para finalização de cortes e cortes desfiados e desalinhados.como pode ver na imagem do lado esquerdo como usar sua fio navalha para desfiar os cabelos e ao lado direito um corte já finalizado e desfiado com uma tesoura fio navalha.
Alem disso existem profissionais que preferem cortar os cabelos com uma NAVALHA, muito usada para cortes desfiados no pescoço e tem a mesma finalidade da Tesoura fio navalha, porem deixam o cabelo com um aspecto mais rebelde como pode ver nos modelos acima ela  deve ser manoseada com mais cuidado e por isso é mais usada por cabeleireiros com mais experientes sendo a preferencia dos cabeleireiros mais antigos os com mais de 30 anos de profissão por exemplo, pois antigamente não existia a tesoura fio navalha a opção era fazer uso de uma navalha mesmo, sem esquecer do acabamento do corte masculino ao lado você pode conferir um profissional fazendo o uso da navalha para uma franja.
Não podemos esquecer da FIO DESBASTE (DENTADA) que não é tão importante assim mais é muito usada para finalizar cortes e diminuir o volume dos cabelos da forma que esse profissional está usando cortando do meio para as pontas também usada para finalizar cortes masculinos deixando os cabelos mais arrepiados.
No mercado podemos encontrar há muitas marcas de tesouras profissional para cabeleireiros, para quem está começando a trabalhar nessa área fica difícil escolher e entender essas tesouras, existem tesouras muito caras e algumas nacionais que estão mais acessíveis, como também tem importadas com valores absurdos, escolher sua tesoura pode ser mais facil que você imagina uma boa tesoura pode ser encontrada em qual quer perfumaria ou loja especializada para cabeleireiros. Mais uma vez espero ter ajudado e esclarecido o assunto deixando todos informados.Abaixo eu deixei algumas imagens de algumas tesouras encontradas no mercado sem elas um cabeleireiro não pode se intitular cabeleireiro, pois deve estar sempre muito bem equipado para fazer ter o melhor desempenho para com sua cliente.
esta é uma fio navalha!
Esta uma fio laser!
Esta uma fio desbaste!














Está uma navalha de corte.


Marlize Jeane


  

3 comentários:

  1. muito bom seu comentário....esqueceu de falar de nós amoladores de tesouras...alicates...etc;;; Celso.amolador@hotmail.com.....autorizado e credenciado Mundial....

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu comentário....esqueceu de falar de nós amoladores de tesouras...alicates...etc;;; Celso.amolador@hotmail.com.....autorizado e credenciado Mundial....

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post!!! Sempre compro tesouras para corte em http://www.valerycosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir